POLO DE TAPEJARA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

26 de mar. de 2014

ATENÇÃO...

Vagas para tutor no Polo de Tapejara/RS
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE Tapejara
SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL
EDITAL Nº 01/2014

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado para a função temporária de Tutor Presencial no Polo de Apoio Presencial de Tapejara, para atuar no Curso de Graduação (Bacharelado) em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), na modalidade a distância, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme segue:
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A realização do Processo Seletivo (planejamento, divulgação e execução) ficará a cargo da coordenação do polo de Tapejara.
1.2. A seleção dos candidatos inscritos ficará a cargo da coordenação do curso de Graduação em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER).
1.3 O processo seletivo será regido por este Edital e realizado conforme indicado no item 6.
1.4 Ao efetivar a inscrição o candidato declara estar ciente do conteúdo deste Edital.
1.5 Este Edital será divulgado no polo onde ocorrerá a seleção de Tutores.
2. DAS VAGAS
Está sendo ofertada (1) vaga(s) para tutoria presencial no Polo de Tapejara.
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS
3.1 Estar vinculado a qualquer esfera do setor público, preferencialmente como professor da rede pública estadual ou municipal, da cidade sede do polo, selecionado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada ao Sistema UAB, com formação de nível superior e experiência comprovada de, no mínimo, um ano no magistério na educação básica, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES.
3.2 Não ser acadêmico dos cursos ofertados no Polo pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
4. DA FUNÇÃO
4.1. Função: Tutor presencial
4.2. Descrição das atividades: Tutoria em curso acadêmico em nível de graduação, na modalidade a distância.
4.3. Regime de Trabalho: 20 horas semanais.
5. DA REMUNERAÇÃO
5.1. A remuneração é feita na forma de bolsa, paga diretamente pela CAPES ao beneficiário, no valor mensal de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). O valor é determinado pela CAPES.
5.2 O exercício da função de tutor presencial prevista neste Edital não implica em vínculo empregatício com a UFRGS.
6. DA INSCRIÇÃO
6.1. A inscrição para este Processo Seletivo deverá ser feita de 1º/04/2014 a 8/04/2014, no Polo de Apoio Presencial de Tapejara, situado na Linha Girardi/Perimetral km 03, das 13:30 às 17:00 e das 19:00 às 22:00h.
6.2. A inscrição se efetivará mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no Polo de Apoio Presencial de Tapejara, acompanhada de cópia autenticada dos seguintes documentos:
a) Cédula de Identidade;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Diploma ou certificado de conclusão do curso de nível superior;
d) Duas fotos 3x4;
e) Currículo Lattes (www.cnpq.br > Plataforma Lattes);
f) Memorial descritivo de sua trajetória docente.
g) Comprovante de vínculo com instituição pública;
h) Comprovante de atuação de, no mínimo, um (1) ano no ensino básico ou superior, assinado pela autoridade competente; ou
i) Diploma de especialização ou mestrado ou doutorado; ou
j) Matrícula em programa de especialização ou mestrado ou doutorado;
k) Comprovante de residência.
6.3 As inscrições somente serão homologadas após a verificação do cumprimento do disposto no item 6.2.
6.4 Não será cobrada taxa de inscrição para este processo seletivo.
7. DA SELEÇÃO
7.1 O processo seletivo será realizado no período de 16/04 a 20 /04/2014 por avaliação dos dados informados pelo candidato constantes no Curriculum vitae (Lattes) e pelo Memorial Descritivo (item 6.2, alínea f), pela Coordenação do Curso PLAGEDER. A Coordenação do PLAGEDER poderá solicitar entrevista com o candidato.
8. DA CLASSIFICAÇÃO
8.1. A vaga será preenchida pelo candidato selecionado pela Coordenação do Curso PLAGEDER.
9. DO RESULTADO DA SELEÇÃO
9.1. A divulgação do resultado da seleção será através da imprensa local e/ou afixada no mural do Polo de Apoio Presencial de Tapejara, a partir do dia 22/04/2014, não cabendo recurso das decisões da Coordenação do Curso no que diz respeito ao processo de seleção.
OBS: Informações adicionais poderão ser obtidas pessoalmente no polo ou pelo telefone (54)91831490, nos mesmos horários disponibilizados para as inscrições.
10. DO CURSO DE FORMAÇÃO (CAPACITAÇÂO EM EAD)
10.1. O Curso de Formação de Tutores para a Educação a Distância será realizado no Campus da UFRGS, em Porto Alegre (momento presencial) e no Polo de Tapejara (atividades a distância) e versará sobre o ambiente Moodle e sobre o projeto pedagógico do Curso PLAGEDER.
11. PERFIL/ATRIBUIÇÕES DO CANDIDATO
O candidato selecionado para atuar como tutor presencial deverá:
11.1. Ter disponibilidade de 20 horas semanais, no turno da noite e inclusive finais de semanas.
11.2. Manter estreita correspondência com grupos sob a sua supervisão, estimulando o processo da aprendizagem a distância e fazendo a mediação entre os alunos, professores, tutores a distância e Coordenações do polo e do Curso.
11.3. Ter dedicação de carga horária compatível com seu contrato, incluindo possíveis atividades inerentes à tutoria fora do seu horário normal de trabalho.
11.4 Ter experiência com o uso do computador, internet e demais recursos de informática.
11.5 Orientar os alunos no uso da Plataforma Moodle junto ao polo de atuação, sendo necessário o domínio de todos os recursos e instrumentos didáticos a serem utilizados.
11.6 Orientar e supervisionar reuniões de grupos de estudos e possíveis saídas a campo, bem como viagens de estudo.
12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 O tutor presencial, em caso justificado, poderá ser substituído por outro aprovado na seleção já feita, ou em nova seleção.
12.2 O tutor presencial deverá, OBRIGATORIAMENTE, participar de curso de capacitação que prevê sua formação nas funções de tutoria, no uso da plataforma, nas relações humanas e no projeto político pedagógico do curso.
12.3 O candidato poderá inscrever-se para tutoria em apenas um polo de EAD.
12.4 O processo seletivo simplificado será válido por 01 (um) ano a contar da data da publicação dos resultados, podendo ser prorrogado, a critério da Instituição.
12.5 Este Edital é regulado pelas Resoluções CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009 e nº 8 de 30 de abril de 2010, bem como pelos Ofícios Circulares nº 20 e 21 de 2011 da UAB/CAPES. A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará na desclassificação do(a) candidato(a), a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
12.6 Os casos omissos serão tratados pela Coordenação do Curso PLAGEDER.
Tapejara, 26/03/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário