Capes aprova mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Publicado em Notícias | 29/04/2013
Na última sexta-feira (26), o Comitê Técnico-Científico (CTC) da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
aprovou o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede
Nacional, apresentado pela Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino Superior
(Andifes). A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
professora Maria Lucia Cavalli Neder, esteve à frente dos trabalhos como
coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes, que tem entre
suas atribuições a educação a distância. Ela fez a defesa do projeto,
agora aprovado, já em 2011, junto à Capes. “Agora as universidades vão
definir os procedimentos junto à Capes para definição de quando será
iniciado o curso”, informa. Ela considera esta uma conquista “muito
importante para o apoio aos técnicos administrativos, pois terão mais um
curso como oportunidade de capacitação”.
Para a constituição
inicial da Rede foram consideradas dez universidades que compõem a
Andifes e mais de 50 docentes credenciados em programas de pós-graduação
dessas instituições. O mestrado, na modalidade a distância, será
realizado em parceria da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contará
com uma Coordenação Nacional, por um Comitê Gestor, uma Coordenação
Local, pela universidade associada, por professores conteudistas (da
Rede), professores formadores (das Ifes respectivas) e por tutores nas
didades-polo de oferta.
O curso se destina à qualificação de
funcionários públicos federais, estaduais e municipais, de modo que
possam atuar de forma “avançada e transformadora” no atendimento das
demandas sociais, organizacionais ou profissionais que se apresentam no
Século XXI e também fará face, às exigências dos planos de carreira dos
funcionários públicos, sobretudo no âmbito da União, que prevêem a
pós-graduação stricto sensu para servidores. Além disso, contribuirá
para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância na pós-
graduação stricto sensu, seguindo a política institucional da Capes de
estímulo a novas tecnologias educacionais e para a formação de um
ambiente de colaboração e cooperação entre os programas de pós-graduação
de instituições federais.
A estrutura curricular do curso será
composta de nove disciplinas, sendo duas eletivas e sete obrigatórias,
totalizando 405 horas em sala de aula. Os alunos farão teste nacional
para verificação de conhecimento após a conclusão das disciplinas e
apenas aqueles que passarem pelo teste poderão prosseguir no processo de
formação. A seleção de candidatos será feira por meio de diferentes em
fases: um teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Administração (Anpad), para verificar habilidades em português, inglês, e
raciocínio lógico, analítico e matemático; uma prova nacional sobre
conteúdos de "Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil" e
"Teoria das Organizações" e uma seleção local que compatibilizará a
demanda às vagas locais. Cada instituição poderá oferecer de 20 a 60
vagas.
“As opções de trabalho de conclusão definidas para o curso
usarão o método científico, mas têm como objetivo promover a integração
do aluno com as organizações e demanda que o aluno apresente solução
para problemas reais complexos de uma organização da gestão pública”,
esclarece o CTC da Capes.
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